Como Se Transmite

Imprimir Imprimir

Como se Transmite Hanseníase?

A Hanseníase é transmitida por contato com pessoas doentes e que não estejam em tratamento. Muitas pessoas não sabem que têm Hanseníase e, por isso, a doença vai se desenvolvendo nela e tornando-se mais grave. Quanto mais tempo a pessoa passa sem iniciar o tratamento, maior a possibilidade dela transmitir a doença.
Então Hanseníase se transmite:

  • Por pessoas infectadas que não estejam em tratamento
  • Pelo contato ÍNTIMO e PROLONGADO com pessoas doentes

Essa transmissão se dá através da inspiração de gotículas que saem da boca da pessoa infectada. Essas gotículas possuem bacilos(M. leprae) que, ao entrar em contato, pela respiração, com uma pessoa sadia, começa lentamente a desenvolver-se e pode vir a desencadear a doença chamada Hanseníase. Isso pode levar anos…
Mas nem todos adoecem! Existem “vias” imunológicas” que o bacilo pode percorrer e desenvolver a doença ou não. E, no caso de acontecer a doença, há, também, por causa dessas vias – que serão explicadas posteriormente[aguarde link aqui] – a determinação da forma clínica e da gravidade da hanseníase. Tudo isso com o grande apoio do sistema imunológico.Estamos preparando algo mais aprofundado. [Aguarde link aqui].

  • Existem pessoas que não desenvolvem Hanseníase. Mas, não vamos brincar com isso! Há alguma mancha no seu corpo? Ela é dormente ou é muito sensível? Procure um posto de saúde ou entre em contato com a gente.
  • O pior da Hanseníase é o preconceito.
  • Quanto mais cedo começar o tratamento, melhor!

Por favor, se você encontrar algum erro de digitação ou mesmo científico, queira reportar para musse@aguaviva.org.br . Estamos caminhando contra o tempo para colocar essas páginas no ar. Ajude, nos, então!


Deixe seu comentário