fev 14

Como fzer seu estudo Bíblico _ capa

Após vários anos, depois de experimentar algumas maneiras diferentes de realizar meu estudo bíblico, montei um esqueminha bem simples que pode ser feito com facilidade por qualquer pessoa. Como a maioria de nós é ministeriado em música ou artes, o método a seguir inclui um salmo sempre, mas não é regra.

Leitura seqüenciada ou não

O ideal seria fazermos uma leitura da bíblia de maneira seqüenciada. Existem roteiros para a leitura da bíblia em um ano, em dois anos… O método proposto aqui, não é quantitativo, mas qualitativo. Não se trata de um modo de simplesmente conhecer a Escritura, mas de viver uma experiência real com cada texto lido. Aqui, refiro-me a reservar tempo para extrair o máximo de cada leitura, razão pela qual chamamos de Estudo Bíblico. Não é só uma leitura, repito. A maioria das vezes será preciso reler, reler e reler ainda… O método proposto não é uma criação minha, mas algo que venho desenvolvendo ao longo dos anos.

Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.( João 5:39 )

É muito útil o Caderno de Formação Pessoal, onde você registrará o seu estudo.
Vamos, portanto, ao roteiro:

Roteiro

Deus nos fala de muitas maneiras. A bíblia é viva e a cada vez que a lermos, teremos sempre uma mensagem nova, algo novo a acrescentar, algo que Deus quer nos dizer. Portanto, é muito importante identificarmos quatro pontos básicos(*):

  1. Quais a promessas de Deus nesse texto lido?
  2. Que determinações Deus faz para mim? O que eu tenho que obedecer?
  3. Que Princípios Eternos são encontrados neste texto?
  4. Que Mensagem Deus tem para mim hoje?
Exemplos:

1. PROMESSA(PRO):
Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? (Números 23:19 )
Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.( Salmos 30:5)
Assim, a Palavra contém muitas promessas do Senhor que é fiel e que se preocupa conosco. Que não está longe lá no Céu, mas aqui conosco. Que nos conhece bem(Salmo 139), e que nos sonda. Ele não é só o “Deus de Promessas”, mas o Deus que CUMPRE as promessas que faz.
Em alguns trechos não encontraremos promessas. Mas elas são muitas e aparecem com freqüência. Alguns exemplos:

  • Lucas 21:15 – “porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem.”
  • Romanos 10:13 – “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.”
  • Mateus 7:7 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.”

Escreva no seu caderno ou somente grife em sua bíblia, colocando uma legenda. Escolhi “PRO” para promessas.
2. ORDEM (OR)
Deus tem sempre algo para nos dizer no imperativo e não como sugestão. São ordens para obedecermos.

  • Mateus 28:19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
  • 2 Timóteo 4:5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
  • Mateus 6:33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas
  • Tito 2:1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
  • Mateus 24:42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.

Escolhi “OR” para escrever ao lado do grifo na minha bíblia.

3. PRINCÍPIO ETERNO (PE)
Tudo neste mundo é regido por leis, por princípios imutáveis que regem a sua existência e sua atividade… (…) O cientista precisa conhecer os princípios que regem sua ciência.
O reino de Deus é regido por princípios que são eternos, imutáveis, que se aplicam sempre e orientam toda a nossa vida. É urgente que os filhos de Deus conheçam estes princípios que regem o Reino de Deus. Deus quer revelar aos Seus filhos os mistérios do Reino, por isso Sua Palavra está cheia de princípios (ABIB, 2007, p.19).

  • Romanos 11:36 : Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele
  • 2 Coríntios 5:18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo
  • 1 Coríntios 1:9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
  • Romanos 11:29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
  • Apocalipse 1:8 Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
  • Romanos 8:26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
  • 1 Coríntios 3:16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
  • Lucas 1:49 Santo é o seu nome.
  • Lucas 12:10 Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que blasfemar contra o Espírito Santo, não haverá perdão.

Escolhi “PE” para marcar na bíblia, ao lado do grifo. Você pode escolher o que quiser, desde que saiba o que aquela legenda significa pra você.

4. UMA MENSAGEM:
Deus fala para você. Não necessariamente mandando você fazer algo expressamente e no sentido literal da palavra, mas dando-lhe um direcionamento, seja um consolo, uma palavra de ânimo. Esta mensagem é algo bem pessoal. Escreva, registre tudo. É muito importante nas releituras.

  • As notas de rodapé e as passagens correspondentes:

Veja as notas explicativas na sua bíblia. Procure, também, ler as citações que se encontram ao lado, fazendo referência ao antigo testamento ou a outros livros da bíblia.
Se a sua bíblia é uma bíblia de estudos, v.g., Biblia de Estudo Plenitude(que é uma das que eu utilizo para realizar meu estudo), procure ver as notas no final de cada livro. São direcionamentos e ensinos bem interessantes.

  • Músicas

Procure identificar, dentro do repertório que você conhece, músicas que contém as citações da palavra estudada. Cante, toque e louve ao senhor com aquela canção ou com outra que o espírito lhe inspirar. Aproveite o momento para ouvir a Deus e escrever o que Ele diz para você. Muitas vezes, surgem composições musicais maravilhosas durante o Estudo Bíblico e a Oração pessoal.

  • Resumo e Esboço do texto:

Escreva em duas ou três linha, o que resume o texto lido. Procure anotar com palavras simples o texto lido em forma de esboço, na ordem cronológica dos fatos.

  • Pregue a Mensagem estudada

Agora imagine-se pregando esta palavra que você estudou. Que exemplos você utilizaria para ilustrá-la? Em que ocasiões ela seria mais útil? Como utilizar no seu grupo? Como aplicá-la na sua vida? Caso você fosse fazer um aconselhamento ou uma formação para alguém, como e em que situações essa passagem poderia ser útil? Escreva…

Bom estudo.

Referências:

ABIB, Jonas. A Bíblia foi escrita para você. 36ª. Ed. São Paulo: Loyola, 2007.

escrito por Musse Jereissati
tags: , , , , ,


26 Respostas para “Como fazer o seu estudo bíblico”

  1. 1. SANDRA disse:

    Olá estou fazendo uma verdadeira viagem pelos sites evangelicos e finalmente encontrei vocês. Que benção! Creio que com esse ensinamento ficara mais facil ler e compreender a biblia. Que o Senhor continue abençoando.

  2. 2. Renato Carvalho Borges disse:

    Olá Sandra, obrigado por suas palavras e, ficamos felizes por encontrar em nosso site um meio para compartilharmos um pouco mais da palavra de Deus.
    Seja sempre bem vinda em nosso Ministério. Deus te abençoe, Renato.

  3. 3. CARLOS AUGUSTO GOMES disse:

    COMEÇEI NA IGREJA EVANGELICA FZ DUS SEMANAS, MAIS EU SEI UE DEUS ESTA ME TRANSFORMANDO E O PASTOR ,PREBIRERO ESTAVA FALADO , EU LHE CONSTETEI, E INDAGUEI SOBRE CERTOS ASSUNTOS, MAIS A A BIBLIA EUA JA ESTUDAVA EM CASA SÓZINHO ,DAI VEIO O CONVITE PARA IR PARA IGREJA.. MAIS EU QUERO ME APERFEIÇOAR MAIS, QDO O DIDEGENTE FOR FAZER A PREGAÇÃO EU JA ESTOU POR DENTRO DO ASSUNTO E BEM PROFUNDAMENTE…ELE ATÉ FALOU NO PROGRAMA DA RADIO QUE FAZ A NOITE,,NÓS VAMOS TER UM FUTURO PRESBITERO OU AÉ UM PASTOR ..EU SEI QUE ELE SE REFERIU A MINHA PESSOA.POIS FALOU UMASÓ PALAVRA QUE SÓ EU SABERIA E NÃO OS OUTROS OUVINTES ,CHOREI DE ALEGRIA..OKOKOK

  4. 4. severino disse:

    Nestes tempos (egoistas) ainda existem pessoas como vocês preocupadas em compartilhar verdadeiros conheciemtnos. Deus os abençoe, e multiplique a vossa Sabedoria.

  5. 5. Renato Carvalho Borges disse:

    Olá SANDRA, CARLOS E SEVERINO! Obrigado pelo carinho e ficamos felizes por este estudo ter acrescentado, de alguma forma, na vida de vocês.. Sejam sempre muito bem vindos ao nosso site e ministério. Estaremos sempre de portas abertas para compartilharmos um pouco mais da palavra e do amor de Deus. Abraços, Renato.

  6. 6. Marilu disse:

    Vejo sabedoria não so nas preocupações com q o grupo propõe, mas preciso de respostas ou direcionamentos com relação ao conhecer a palavra de Deus atraves do livro mais lido no mundo ( A Biblia), porem na minha comunidade o numero de pessoas q sabem de alguma forma passar os ensinamentos não o fazem por insegurança de não achar tão conhecedores pra tanto. Mas como estamos na era da internete acho q a facilidade impera epq não procurarmos por alguem como vces. Será q poderiam passar alguams orientações especificas com relaçao ao como porceder o conhecimento alem de tantas coisas q ja li a respeito.?

  7. 7. Marilu disse:

    ENtão , como relatei as grandes expecativas com relação a conehcimento não param so por aqui mas até pela propria necessidade de se viver em harmonia com as pessoas e familias, importante em todos os sentidos adquirirmos mais e mais conhecimentos. COnto com isso se assim acharem q sou merecedora. Obrigado pela atenção . MAeus respeitos e fikem com Deus.

  8. 8. Renato Carvalho Borges disse:

    Olá Marilu, sua dificuldade é normal.. Creio que todos nós passamos pela expectativa em desenvolver um maior entendimento da palavra.. A Bíblia possui, realmente, uma linguagem bem peculiar, mas aconselho você buscar a leitura diária, nem que seja um pouquinho.. Será um ótimo começo para, com o tempo, desenvolver o entendimento. Porém, o mais importante é abrirmos os nossos corações para a ação de Deus. Existem muitas pessoas que mal sabem ler, porém Deus já as prometeu a salvação. De outro lado existem muitos cultos que não verão a glória do Pai. Por isso, temos que buscar diariamente beber da palavra de Deus, seja através da bíblia, orações, louvores ou com nosso testemunho.. Bem, vamos continuar em contato. Fique à vontade pra perguntar ou compartilhar experiências. Agradeço seu contato e seja sempre bem vinda. Em amor, Renato Borges.

  9. 9. fabio s costa disse:

    achei muito bom valeu pois agora tenho noção de como estudar a palavra de Deus

  10. 10. Ivanize Maria da Silva disse:

    graças a Deus encontrei o que estava procurando.
    DEUS OS ABENÇOE

  11. 11. Renato Carvalho Borges disse:

    Ivanize e Fábio, fico feliz por este artigo ter sido útil. Sejam sempre bem vindos por aqui. Deus os abençoe, abraços, Renato.

  12. 12. eunice araujo viana disse:

    amei saber que tem pessoas ajudando amim eauotras pessoa aemtemder melho apalavra de deus.

  13. 13. Renato Carvalho Borges disse:

    Olá Eunice!!! Que bom que os estudos te ajudaram de alguma forma. Fica com Deus, abs, Renato.

  14. 14. ANA RITA disse:

    GOSTEI MUITO E COM CERTEZA VAI ME AJUDAR… AGORA GOSTARIA MUITO DE RECEBER NO MEU E-MAIL MAIS INFORMAÇÕES, COMENTARIOS, SUGESTÃO DE FILMES, MELHORES MUSICAS, POIS SOU UMA NOVA CONVERTIDA E TUDO ISSO É MUITO IMPORTANTE……

  15. 15. anderson disse:

    muito obrigado . por esse estudo muito abençoado . e saiba que esta ajudando muito os novos convertidos e as pessoas que buscam aprender masi da palavra de Deus . Deus e Fiel. sim.

  16. 16. Engracia Malungo disse:

    Louvado seja Deus no ceu e na terra,que ele continue abencoando as vossas vidas .
    Obrigada porque alimentei a minha alma na esperanca que tudo se renova a cada dia que passa pelo poder de Deus altissimo.
    Deus e fiel que maravilha.

  17. 17. Vilma Gomes de Lima disse:

    Estou fazendo um curso de teologia e sei que em breve vamos ter orientaçao de como fazer o estudo bíblico, mas tenho vontade de compartilhar experiências com outros irmãos, fiquei feliz pelas informaço~es Deus abençoe, me ajudou muito.

  18. 18. ana maria disse:

    Estou começando um estudo Biblico com umas amigas, e tinha duvida como estudar. Fiquei feliz com as informações!

  19. 19. vanessa disse:

    sabe eu gostei muito dessa maneira de estudar a biblia
    pq outro dia eu me bati com um testemunho de jeova e eles estudam a biblia e vergonha para os cristaos hoje em dia n saber uq responder
    pq ele estava afirmando que jesus n existia

  20. 20. wellington disse:

    muito obrigado irmão pois estou iniciando
    uma jornada como lider de embaixadores do
    rei e esses ensinamentos foram muito ulteis
    jesus abençoe a cada um de vocês……….

  21. 21. RICARDO disse:

    MUITO BOM ESTE ESTUDO QUE O SENHOR VENHA LHE CAPACITANDO CADA VEZ MAIS.DEUS ABENÇOE

  22. 22. sanja santos disse:

    ok

  23. 23. maria aparecida trintin disse:

    gostei muito a maneira como esta explicando o estudo Deus abençoe.

  24. 24. leandro costa disse:

    tive recentemente a responsabilidade de dar estudos biblicos na minha igreja para jovens certamente com a maneira eficaz que vcs aconselham vai me ajudar muito deus abençoe vcs obrigado

  25. 25. Teixeira Neto disse:

    Eu vivia procurando estudo bíblicos pela internet. E dificiomente encontrava, mais finalmente graças a Deus encontrei voces que tem esses estudos muitos rico naquilo que tenho intereço de aprender, que Deus continue abençuando rodos voces AMÉM!.

  26. 26. Carol disse:

    Glória Deus!

Deixe seu comentário